Descrição
A Avaliação de Leitura de Palavras e Pseudopalavras Isoladas (LPI) é um instrumento breve, interdisciplinar e de fácil aplicação destinado à população infantil brasileira, de 1º a 7º ano escolar do ensino fundamental, que permite tanto a avaliação quantitativa quanto a investigação qualitativa das estratégias de leitura preservadas e deficitárias. A interpretação do instrumento auxilia o profissional a estabelecer as melhores técnicas de intervenção, e a delinear estratégias de ensino nos meios educacionais.
Objetivo
A LPI tem como objetivo avaliar a habilidade de leitura oral, mais especificamente, a precisão no reconhecimento de palavras e pseudopalavras.
Público-alvo
O instrumento é destinado a crianças/adolescentes brasileiras, de 6 a 12 anos de idade, estudantes de 1º a 7º ano escolar do ensino fundamental.
Aplicação
Individual, sem limite de tempo, sendo que a maioria das aplicações leva em média 15 minutos.
Autoras
Jerusa Fumagalli de Salles
Fonoaudióloga (CRFa-RS 6672), Professora Associada do Departamento de Psicologia do Desenvolvimento e da Personalidade do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Coordenadora do Núcleo de Estudos em Neuropsicologia Cognitiva (NEUROCOG) e do Curso de Especialização em Neuropsicologia da UFRGS. Bolsista produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia (SBNp).
Luciane da Rosa Piccolo
Psicóloga (CRP 07/18178), Pós-doutoranda do Programa de pós-doutorado no exterior - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES) no Neurocognition, Early Experiences and Development Lab - NEEDlab, Teachers College, Columbia University, Pesquisadora colaboradora do Núcleo de Estudos em Neuropsicologia Cognitiva (NEUROCOG).
Camila Schorr Miná
Psicóloga (CRP 07/24221) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Especializanda em Psicologia Organizacional na Faculdade de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul - Laureate International Universities (FADERGS). Profissional colaboradora do Núcleo de Estudos em Neuropsicologia Cognitiva (NEUROCOG) e do Centro de Avaliação Psicológica da UFRGS. Diretora de Ensino na empresa Integra NúcleoPsi Ensino, Psicologia e Interdisciplinaridade Ltda.
Ficha Técnica
Composição:
1 Livro de Aplicação e Avaliação ( Bloco com 10 folhas de Aplicação e 10 de Avaliação).
1 x de R$27,00 sem juros | Total R$27,00 | |
2 x de R$13,50 sem juros | Total R$27,00 | |
3 x de R$9,00 sem juros | Total R$27,00 | |
4 x de R$6,75 sem juros | Total R$27,00 | |
5 x de R$6,08 | Total R$30,40 | |
6 x de R$5,09 | Total R$30,56 | |
7 x de R$4,37 | Total R$30,62 | |
8 x de R$3,85 | Total R$30,77 | |
9 x de R$3,44 | Total R$30,97 | |
10 x de R$3,11 | Total R$31,08 | |
11 x de R$2,84 | Total R$31,23 | |
12 x de R$2,61 | Total R$31,33 |