Este livro tem o propósito de aproximar os cenários educacionais e de investigação, interessados no tema abordado, articulando dos limites e implicações educacionais, através de pesquisas na área da Psicologia Cognitiva e da Psicolinguística.
Educadores e Pesquisadores.
Este terceiro volume da trilogia "A criança, a Leitura e a Escrita", fala sobre a escrita de textos pelas crianças, um tema tido como desafiador do ponto de vista educacional e relevante para a aquisição plena da linguagem escrita. Este livro articula e relaciona tanto a teoria, quanto os resultados de pesquisas na área da Psicologia Cognitiva e da Psicolinguística, trazendo sugestões de atividades, que podem se transformar em situações didátivas efetivas para o ensino da escrita.
Ficha Técnica
Tamanho: 16 x 23 cm
Paginas: 196
Editora: Vetor
Autoras
Alina Galvão Spinillo
Doutora em Psicologia pela Universidade de Oxford (Inglaterra), Pós-doutorado na Universidade de Sussex (Inglaterra). Professora Titular do Departamento de Psicologia e docente permanente da Pós-Graduação em Psicologia Cognitiva da UFPE. Pesquisadora Nível 1 do CNPq, realizando investigações na área da Psicologia do Desenvolvimento Cognitivo, especificamente sobre raciocínio matemático e sobre compreensão e produção de textos orais e escritos, extraindo implicações educacionais relativas à educação infantil e ao ensino fundamental.
Jane Correa
Doutora em Psicologia pela Universidade de Oxford (Inglaterra), Pós-doutorado na Universidade de Londres. Professora Titular do Instituto de Psicologia e docente permanente do Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFRJ. Supervisora de Estágio Profissional em Transtornos de Aprendizagem na Divisão de Psicologia Aplicada/UFRJ e coordenadora do projeto das Oficinas de Leitura e Escrita. Pesquisadora Nível 2 do CNPq, Cientista do Nosso Estado/FAPERJ, tem como principais temas de interesse: aprendizagem da leitura e da escrita e seus correlatos linguístico-cognitivos; e transtornos de aprendizagem.