Esta obra é uma tentativa de oferecer a psicólogos e psicopedagogos clínicos, um instrumento de investigação dos problemas psicológicos que afetam a infância e a adolescência, que seja abrangente e profícuo. Ela nasceu da experiência de 18 anos dos autores, trabalhando com crianças e adolescentes em clínicas-escola.
O "Baralho de Problemas: Lidando com transtornos da infância em busca de bem-estar" permite à criança/adolescente selecionar, a partir de um conjunto de 100 cartas, frases simples que descrevem suas dificuldades afetivas, emocionais e comportamentais, expressando de forma objetiva e clara. Ele fornece ao psicoterapeuta uma visão global dos principais transtornos da infância e da adolescência, oferecendo uma base teórica para o conjunto de questões que o terapeuta pode e deve fazer à criança/adolescente, cada vez que ela escolhe uma das cartas do baralho.
Toda técnica ludoterápica deve ser dinâmica e simples, além de facilitar a investigação e a intervenção que o terapeuta deseja implementar.
O Baralho dos Problemas dispõe de formulários digitais.
CONHEÇA OS AUTORES
Renata Ferrarez Fernandes Lopes
Professora titular do Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia. Bacharel e licenciada em Psicologia e formação de psicóloga pela Universidade de São Paulo. Graduada em Teologia pela Faculdade Católica de Uberlândia. Mestre e doutora em Psicobiologia pela Universidade de São Paulo. Realizou pós-doutorado em Psicobiologia na Universidade de São Paulo. Foi coordenadora dos cursos de especialização em Psicologia Clínica na Abordagem Cognitivo-Comportamental e I Curso de Especialização em Neuropsicologia do Instituto de Psicologia da UFU. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em psicoterapia cognitivo-comportamental para adultos e crianças, atuando principalmente nos seguintes temas: psicoterapia cognitivo-comportamental, terapia focada no esquema para crianças e adolescentes, inteligência humana e psicologia/ espiritualidade/ religião.
Ederaldo José Lopes
Professor Titular do Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Bacharel e licenciado em Psicologia pela Universidade de São Paulo. Mestre e doutor em Psicobiologia pela Universidade de São Paulo. Realizou pós-doutorado em Filosofia da Mente e Ciências Cognitivas na Universidade Federal de São Carlos, sob supervisão do Prof. Dr. João de Fernandes Teixeira. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Cognitiva Experimental. Desenvolve trabalhos na área de fundamentos históricos e epistemológicos da psicologia cognitiva e na área de fundamentos e medidas em psicologia. Recebeu grants do Programa Pesquisador Mineiro (PPM III e VII) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG). É assessor/consultor das agências de fomento The Netherlands Organisation for Scientific Research (NWO), CAPES, CNPQ, FACEPE e FAPESP. Atua como editor associado do periódico Psicologia: Teoria e Pesquisa.É coordenador do GT Memória: Modelos, Pesquisa Básica e Aplicações da ANPEPP. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq, atualmente é associado pleno e membro efetivo do Conselho da SBP.
DADOS TÉCNICOS
ISBN: 978-85-64468-10-8
Formato: 18 x 25cm | Peso: 554g
Conteúdo: 1 Manual com 94 páginas | 100 cartas
Acabamento: Capa dura