O Teste de Atenção Concentrada AC-15 é um teste aprovado pelo Conselho Federal de Psicologia, de autoria de Efraim Rojas Boccalandro e editado pela Vetor Editora.
O AC-15 permite a avaliação da atenção sustentada, possibilitando analisar o rendimento do examinando ao longo de uma tarefa mais longa (15 minutos) e possibilitando verificar a consistência de suas respostas. Além disso, por ser uma tarefa mais longa, pode melhor representar as demandas atencionais do cotidiano.
A aplicação, correção e interpretação são rápidas e simples e o AC-15 pode ser utilizado nos contextos clínico, neuropsicológico, escolar e organizacional. Há normas disponíveis para adultos de 16 a 60 anos, considerando diferentes níveis de escolaridade. O curso sobre o AC-15 é composto por dois módulos em que serão abordados o conceito de Atenção, além da aplicação, correção e interpretação dos resultados.
Capacitar os alunos em relação à utilização do teste AC-15 e à compreensão do construto teórico subjacente ao teste.
No primeiro módulo serão abordadas as definições e os aspectos teóricos referentes à Atenção. Serão apresentados os diferentes aspectos da Atenção, como a Atenção Sustentada, a Atenção Dividida, a Atenção Seletiva e a Sondagem. Também serão discutidos alguns aspectos que podem interferir na avaliação da atenção bem como um quadro clínico que frequentemente envolve a avaliação desse constructo, o Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH).
No segundo Módulo serão apresentados brevemente os principais estudos a respeito dos aspectos psicométricos do AC-15. Em seguida, serão abordadas as formas individual e coletiva, bem como as instruções de aplicação do teste. Também serão apresentados o sistema de correção e interpretação do AC-15, além das tabelas normativas disponíveis.
03 Horas*
*Horas calculadas a partir do número de atividades de cada curso. Essas atividades podem incluir a leitura de artigos, slides ou textos de apoio e a realização de exercícios, incluindo vídeos.
Parcelas | Total |
---|
Parcelas | Total |
---|