Objetivo
O Inventário de Habilidades Sociais - SSRS tem por objetivo avaliar o repertório de habilidades sociais, problemas de comportamento e competência acadêmica de crianças, através de múltiplos avaliadores, crianças, pais e professores.
População
Crianças de 6 a 13 anos, inseridas no ensino fundamental do 1º ao 5º ano.
Aplicação
Individual ou coletiva.
Tempo
Aproximadamente 30 minutos para a autoavaliação e 20 minutos para a avaliação por pais e professores.
Correção
Manual e informatizada (gratuita, mediante a compra do conjunto de formulários de aplicação e apuração).
Descrição
O Inventário de Habilidades Sociais SSRS é um instrumento de fácil aplicação e apuração, válido e preciso para mapear as competências acadêmicas, habilidades sociais e comportamentos, além de monitorar a efetividade de intervenções voltadas para o desenvolvimento socioemocional de crianças e adolescentes.
Com a possibilidade de coletar e comparar informações a cerca de três fontes distintas, o inventário pode atender a diferentes tipos de situações de pesquisa e prática, junto à população infantil, tais como:
- Rastreamento e diagnóstico de problemas de ajustamento psicossocial;
- Planejamento de intervenções, através de identificação de recursos e déficits que devem ser alvos da atenção terapêutica e/ou educativa;
- Acompanhamento do desenvolvimento socioemocional;
- Avaliação da efetividade de práticas e programas de intervenção com crianças;
- Descrição de características de populações específicas de interesse.
Os fatores avaliados são:
Habilidades Sociais – mensurados em dois tipos de indicadores: frequência e importância, sendo observados: empatia, afetividade, responsabilidade, autocontrole, civilidade, cooperação, assertividade e desenvoltura social.
Problemas de Comportamento – avaliados por frequência de ocorrência, são agrupados em problemas de comportamentos externalizantes, problemas de comportamentos internalizantes e hiperatividade.
Competência Acadêmica – baseada em indicadores do desempenho acadêmico da criança, avaliam o resultado em leitura, matemática, motivação, apoio parental e funcionamento cognitivo geral.
O SSRS é indicado para uso nos campos da educação regular, educação especial, psicologia clínica, neuropsicologia, psicopatologia clínica, psicologia da saúde e psicologia forense, ou qualquer campo que focalize o desenvolvimento socioemocional da criança