Coleção Completa: Manual, Conjunto de estímulos visuais (2 baralhos e 3 figuras), Caneta e Pen-drive (com mídias de áudio), Campainha, Apagador
Descrição
Os déficits de atenção e Funções Executivas (FEs) estão relacionados a uma variedade de condições clínicas, incluindo trauma cerebral, anóxia/hipóxia, transtornos do desenvolvimento, exposição pré-natal a toxinas (como drogas e álcool) e transtornos de aprendizagem. A maioria das crianças com déficit de atenção é diagnosticada com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), sendo esse um problema de saúde mental bastante frequente em crianças, adolescentes e adultos em todo o mundo.
A reabilitação neuropsicológica ou cognitiva tem uma série de definições, mas pode ser entendida como um conjunto de atividades terapêuticas sistemáticas, funcionalmente orientadas, que pretendem melhorar o funcionamento cognitivo.
Sendo assim, o programa inclui atividades adequadas para a reabilitação dos problemas de processamento de atenção em crianças. Os materiais são projetados para remediar dificuldades em habilidades de atenção sustentada, seletiva, alternada, dividida, auditiva e visual. Os autores concluíram que o Pay Attention! tem ampla viabilidade de aplicação, e mostrou eficácia na diminuição dos sintomas e melhora nas medidas neuropsicológicas.
Público Alvo
Esta intervenção é destinada à indivíduos entre 4 a 14 anos de idades.
Contexto
Clínico, Educacional, Neuropsicológico.
Aplicação
O processo de aplicação segue a organização hierárquica dos níveis de atenção: das tarefas de atenção sustentada, passando para atenção seletiva, alternada e dividida, bem como o aumento crescente de dificuldade das tarefas e seguidas as normas de interrupção e repetição de tarefas na tomada de linha de base e treinamento contidas no instrumento original.
O Programa de Intervenção dos Processos Atencionais para Crianças (PAY ATTENTION!) é composto por:
Normatização
A tradução e adaptação transcultural foi tema da dissertação de mestrado de Deise Lima Fernandes Barbosa, desenvolvida na Universidade Federal de São Paulo (2011). O processo foi dividido em três fases: a) tradução e adaptação do manual e de cada tarefa; b) análise da adequação da tradução e da adaptação das tarefas por juízes especialistas; c) estudos-piloto com crianças sem distúrbios do desenvolvimento e com crianças com diagnóstico de TDAH.
A amostra foi composta por 18 crianças, com idades entre quatro e 12 anos, sendo duas crianças de cada idade (um menino e uma menina). Os participantes foram selecionados de acordo com critérios de inclusão e exclusão que permitiram estabelecer padrões de desenvolvimento normais. Para isso, foram aplicados dois testes de rastreio para seleção.
1 x de R$778,73 sem juros | Total R$778,73 | |
2 x de R$389,37 sem juros | Total R$778,73 | |
3 x de R$259,58 sem juros | Total R$778,73 | |
4 x de R$194,68 sem juros | Total R$778,73 | |
5 x de R$175,34 | Total R$876,69 | |
6 x de R$146,88 | Total R$881,29 | |
7 x de R$126,14 | Total R$883,00 | |
8 x de R$110,94 | Total R$887,52 | |
9 x de R$99,24 | Total R$893,13 | |
10 x de R$89,64 | Total R$896,40 | |
11 x de R$81,88 | Total R$900,68 | |
12 x de R$75,30 | Total R$903,64 |